Apocalipse - GEO

TAREFA DE CASA - 14/06 (Quinta)




1- Diferencie Comércio multilateral e comércio unilateral.



(consultar texto entregue na sala - ordem econômica)

2- Qual a importância da Conferência de Bretton Woods para economia mundial no que se refere a moeda?



3 - Explique a função do FMI e do Banco Mundial para a estabilidade da economia mundial.



4 - O que foi o GATT, como evoluiu para OMC e qual sua função?



ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM EQUIPE DO TRIMESTRE ( GEO + SOC)
Valor: 40 pontos
Data apresentação: 29/06
Entregar trabalho escrito + apresentação oral (10 a 12 minutos)
Todos devem participar da elaboração e apresentação

Equipe 1: Novo Céu
Tema:
NAFTA, PROJETO ALCA e Blocos Econômicos da América Central e Oceania 
(Focar trabalho no NAFTA e ALCA, fazer uma breve explanação dos demais blocos)
Elementos mínimos:
- Classificação do bloco: zona de livre comércio, união aduaneira, Mercado Comum ou União monetária.
- Bandeira, logo do bloco – se houver
- Data de criação, países fundadores
- Sede do Bloco
- Mapa do bloco – se houver
- Objetivo do Bloco
- Países que compõe o bloco atualmente
- Movimentação do bloco em US$, principais insumos movimentados, principais destinos e países que vendem para o bloco  (Se não achar pode ser o PIB  do grupo)
- Atual situação do bloco: instável ou estável e por que
- Uma questão objetiva sobre o tema



  


Equipe 2: Nova Era
Tema:
Minorias sociais e Movimentos sociais no Brasil
Elementos mínimos:
O que é uma minoria social?
Quais grupos são minoria social no BR
Quais os problemas enfrentados e qual legislação os ampara
O que é um movimento social 
Bandeira, ideologia principal e atuação na sociedade
Características gerais do movimento e sua participação na mídia atualmente
Quais autores da sociologia discutem movimentos sociais e quais suas perspectivas
- Uma questão objetiva sobre o tema
  





Equipe 3: Restart
Tema:
MERCOSUL e Blocos econômicos da África e oriente médio
(Focar no mercosul, falar bem geral dos demais blocos)
Elementos mínimos:
- Classificação do bloco: zona de livre comércio, união aduaneira, Mercado Comum ou União monetária.
- Bandeira, logo do bloco – se houver
- Data de criação, países fundadores
- Sede do Bloco
- Mapa do bloco – se houver
- Objetivo do Bloco
- Países que compõe o bloco atualmente
- Movimentação do bloco em US$, principais insumos movimentados, principais destinos e países que vendem para o bloco  (Se não achar pode ser o PIB  do grupo)
- Atual situação do bloco: instável ou estável e por que
- Uma questão objetiva sobre o tema







  


Equipe 4: 666
Tema:
Organização do Estado brasileiro
Elementos mínimos:
Divisão dos poderes (origem e configuração atual ( 3 poderes)
Quais os órgãos/instiuições do judiciário nas esferas federal, estadual e municipal e quais seus líderes em cada esfera
Quais os órgãos/instiuições do Executivo esferas federal, estadual e municipal e quais seus líderes em cada esfera
Quais os órgãos/instiuições do Legislativo nas esferas federal, estadual e municipal e quais seus líderes em cada esfera
Função do Congresso, Senado, assembleias estaduais e câmaras dos Vereadores
Estrutura de um deputado ou senador (verbas, gabinete, adicionais, salário)
Atribuição de um Deputado Federal, Deputado Estadual e de um Senador
Número de deputados e senadores, de quais estados e partidos atualmente
- Uma questão objetiva sobre o tema







Equipe 5: 2012
Tema:
União Européia e Blocos econômicos da Ásia
(Focar na União Europeia, falar bem geral dos demais blocos)
Elementos mínimos:
- Classificação do bloco: zona de livre comércio, união aduaneira, Mercado Comum ou União monetária.
- Bandeira, logo do bloco – se houver
- Data de criação, países fundadores
- Sede do Bloco
- Mapa do bloco – se houver
- Objetivo do Bloco
- Países que compõe o bloco atualmente
- Movimentação do bloco em US$, principais insumos movimentados, principais destinos e países que vendem para o bloco (Se não achar pode ser o PIB  do grupo)
- Atual situação do bloco: instável ou estável e por que  (falar da crise na zona do euro)
- Uma questão objetiva sobre o tema






  
Equipe 6: TWD
Tema:
Conflitos na África
Elementos mínimos:
- Mapa da África
- Apresentação geral do continente (localização, número de países, regionalização econômica, aspectos físicos e humanos bem resumido e geral)
- Quais os principais conflitos no continente?
Para cada conflito:
um mapa com localização
Motivos
Atual situação
Consequências
- Uma questão objetiva sobre o tema


   
Equipe 7: Profetas
Tema: BRICS, G-7, G-20  e as novas denominações de grupos de países ( MINTS, PIGGS, CIVETS, NEXT-11, EAGLES, TICKS e outros)
(Focar no BRICS e G-20, demais só citar sigla e informações gerais)
- Explicação da SIGLA
- Explicação do termo: é grupo de país com que objetivo?
- Bandeira ou logo do grupo
- Características gerais do grupo
- A transformação do BRICS em bloco econômico
- Falar um geral dos países do BRICS (situação econômica e relevância de cada um dos 5 países)
- Encontros, relevância do G-20 no cenário mundial
- Uma questão objetiva sobre o tema


TAREFA DE CASA - 25/05 (SEXTA)

1- Analise a charge abaixo e indique qual regionalização a mesma retrata e qual mensagem transmitida.

Imagem relacionada



2- Uma das formas de regionalização do espaço mundial é por seus sistemas econômicos. Analise o mapa conceitual abaixo, associe a outras pesquisas e escreva pelo menos mais 7 linhas apontando de forma sintética, objetiva e clara o que define cada sistema econômico.



3- Dentre as diversas características que definem países em (I) DESENVOLVIDOS, (II)EM DESENVOLVIMENTO MENOS DESENVOLVIDO e (III) EM DESENVOLVIMENTO EMERGENTES você tivesse que definí-los em apenas duas, quais escolheria para cada categoria? Por que?




4-  Copie e responda no caderno.

i) Considere o trecho

 “Alguma coisa
Está fora da ordem
Fora da nova ordem mundial”
(Caetano Veloso – Fora de Ordem)

Em termos gerais, uma ordem geopolítica mundial representa:
a) o contexto bélico do mundo.
b) a relação da diplomacia internacional.
c) a disposição de equilíbrio de forças entre países.
d) um conceito teórico sobre as soberanias ditatoriais.
e) a divisão do mundo entre desenvolvidos e subdesenvolvidos.



ii) “Cansados do domínio americano do sistema financeiro global, cinco potências emergentes vão lançar esta semana sua própria versão do Banco Mundial (Bird) e Fundo Monetário Internacional (FMI). Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — o chamado grupo do Brics — estão buscando ‘alternativas à ordem mundial existente’, segundo as palavras de Harold Trinkunas, diretor da Iniciativa Latino-Americana do Brookings Institute […]”.

A posição do Brics frente à Nova Ordem Mundial reflete, de certo modo, a polarização econômica que marcou o mundo após a Guerra Fria. Tal polarização reflete-se na oposição entre:

a) o norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido
b) o leste socialista e o oeste capitalista
c) as economias planificadas e as economias de mercado.
d) as potências industriais e as sociedades agrícolas.
e) os países imperialistas e as nações neocoloniais.


iii) A existência do Muro de Berlim era uma das marcas da velha ordem bipolar, separando a Alemanha em dois regimes políticos e econômicos: um capitalista e outro socialista. Essa forma de produção do espaço afastou as pessoas de mesma origem, história, credo e cultura. O poder estava configurado na capacidade militar das superpotências mundiais. Com a queda do Muro, em novembro de 1989, um dos assuntos mais discutidos, na imprensa e nos círculos acadêmico e escolar, era a emergência de uma nova ordem mundial com integração globalizada .
Nesse sentido, identifique as características relativas à nova ordem mundial:
1) Abertura de novos espaços para um mundo multipolar, com destaque e valorização de projetos direcionados à mundialização do sistema financeiro.

2)  Aprofundamento das disparidades políticas, sociais e econômicas, resultantes de uma elevação dos deficits público e comercial e da melhoria da distribuição de renda nos países subdesenvolvidos.

4) Nova organização do espaço, mostrando a presença de muros que delimitam territórios nacionais, impedindo a entrada dos indesejados imigrantes oriundos dos países pobres e separando povos e grupos que se enfrentam militarmente pela defesa de territórios.

8)  Incentivo às ditaduras de partido único e à exclusividade da propriedade estatal, retirando o poder político da iniciativa privada e valorizando o papel do Estado.

16)  Aumento da circulação do capital no sistema financeiro, incentivo à pesquisa, com vistas aos avanços tecnológicos e à implementação de projetos educacionais, que buscam qualificar a mão-de-obra para elevar a produtividade e o índice de competitividade.


TRABALHO INDIVIDUAL DE GEOGRAFIA/SOCIOLOGIA

Atividade: realização de simulado online na plataforma Geekie Games

Pode ser feito no computador ou no celular (baixar app no playstore)

Só que não tem para IOS eu acho, dai tem q fazer no pc ou notebook

PROCEDIENTO
- Baixar aplicativo no celular ou acessar página
- Fazer cadastro na plataforma (caso não tenha o cadastro do geekie versão grátis)
- Ter tempo disponível pelo menos 2 horas para realizar simulado
- Acessar o simulado de 80 questões aberto
- Realizar com calma e no final printar a tela de forma que apareça seu nome e nota em humanas
- Imprimir entregar ao professor ou enviar via Messenger para professor
- Prazo: 28/05

Valor: 20 pontos individuais de nota em cada disciplina





Nenhum comentário:

Postar um comentário