Apocalipse - SOC

TAREFA DE CASA - 14/06 (Quinta)


1- Assista o filme "A onda"  e responda:



a) Como os conceitos de poder, Estado e política são abordados no filme?



b) Qual tipo de estado o filme faz referência? 



c) Que tipo de dominação o professor exerce sobre os alunos? Justifique sua resposta



ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM EQUIPE DO TRIMESTRE ( GEO + SOC)
Valor: 40 pontos
Data apresentação: 29/06
Entregar trabalho escrito + apresentação oral (10 a 12 minutos)
Todos devem participar da elaboração e apresentação

Equipe 1: Novo Céu
Tema:
NAFTA, PROJETO ALCA e Blocos Econômicos da América Central e Oceania 
(Focar trabalho no NAFTA e ALCA, fazer uma breve explanação dos demais blocos)
Elementos mínimos:
- Classificação do bloco: zona de livre comércio, união aduaneira, Mercado Comum ou União monetária.
- Bandeira, logo do bloco – se houver
- Data de criação, países fundadores
- Sede do Bloco
- Mapa do bloco – se houver
- Objetivo do Bloco
- Países que compõe o bloco atualmente
- Movimentação do bloco em US$, principais insumos movimentados, principais destinos e países que vendem para o bloco  (Se não achar pode ser o PIB  do grupo)
- Atual situação do bloco: instável ou estável e por que
- Uma questão objetiva sobre o tema



  


Equipe 2: Nova Era
Tema:
Minorias sociais e Movimentos sociais no Brasil
Elementos mínimos:
O que é uma minoria social?
Quais grupos são minoria social no BR
Quais os problemas enfrentados e qual legislação os ampara
O que é um movimento social 
Bandeira, ideologia principal e atuação na sociedade
Características gerais do movimento e sua participação na mídia atualmente
Quais autores da sociologia discutem movimentos sociais e quais suas perspectivas
- Uma questão objetiva sobre o tema
  





Equipe 3: Restart
Tema:
MERCOSUL e Blocos econômicos da África e oriente médio
(Focar no mercosul, falar bem geral dos demais blocos)
Elementos mínimos:
- Classificação do bloco: zona de livre comércio, união aduaneira, Mercado Comum ou União monetária.
- Bandeira, logo do bloco – se houver
- Data de criação, países fundadores
- Sede do Bloco
- Mapa do bloco – se houver
- Objetivo do Bloco
- Países que compõe o bloco atualmente
- Movimentação do bloco em US$, principais insumos movimentados, principais destinos e países que vendem para o bloco  (Se não achar pode ser o PIB  do grupo)
- Atual situação do bloco: instável ou estável e por que
- Uma questão objetiva sobre o tema







  


Equipe 4: 666
Tema:
Organização do Estado brasileiro
Elementos mínimos:
Divisão dos poderes (origem e configuração atual ( 3 poderes)
Quais os órgãos/instiuições do judiciário nas esferas federal, estadual e municipal e quais seus líderes em cada esfera
Quais os órgãos/instiuições do Executivo esferas federal, estadual e municipal e quais seus líderes em cada esfera
Quais os órgãos/instiuições do Legislativo nas esferas federal, estadual e municipal e quais seus líderes em cada esfera
Função do Congresso, Senado, assembleias estaduais e câmaras dos Vereadores
Estrutura de um deputado ou senador (verbas, gabinete, adicionais, salário)
Atribuição de um Deputado Federal, Deputado Estadual e de um Senador
Número de deputados e senadores, de quais estados e partidos atualmente
- Uma questão objetiva sobre o tema







Equipe 5: 2012
Tema:
União Européia e Blocos econômicos da Ásia
(Focar na União Europeia, falar bem geral dos demais blocos)
Elementos mínimos:
- Classificação do bloco: zona de livre comércio, união aduaneira, Mercado Comum ou União monetária.
- Bandeira, logo do bloco – se houver
- Data de criação, países fundadores
- Sede do Bloco
- Mapa do bloco – se houver
- Objetivo do Bloco
- Países que compõe o bloco atualmente
- Movimentação do bloco em US$, principais insumos movimentados, principais destinos e países que vendem para o bloco (Se não achar pode ser o PIB  do grupo)
- Atual situação do bloco: instável ou estável e por que  (falar da crise na zona do euro)
- Uma questão objetiva sobre o tema






  
Equipe 6: TWD
Tema:
Conflitos na África
Elementos mínimos:
- Mapa da África
- Apresentação geral do continente (localização, número de países, regionalização econômica, aspectos físicos e humanos bem resumido e geral)
- Quais os principais conflitos no continente?
Para cada conflito:
um mapa com localização
Motivos
Atual situação
Consequências
- Uma questão objetiva sobre o tema


   
Equipe 7: Profetas
Tema: BRICS, G-7, G-20  e as novas denominações de grupos de países ( MINTS, PIGGS, CIVETS, NEXT-11, EAGLES, TICKS e outros)
(Focar no BRICS e G-20, demais só citar sigla e informações gerais)
- Explicação da SIGLA
- Explicação do termo: é grupo de país com que objetivo?
- Bandeira ou logo do grupo
- Características gerais do grupo
- A transformação do BRICS em bloco econômico
- Falar um geral dos países do BRICS (situação econômica e relevância de cada um dos 5 países)
- Encontros, relevância do G-20 no cenário mundial

- Uma questão objetiva sobre o tema




TAREFA DE CASA - 25/05 (SEXTA)


1- Copiar e responder os exercícios abaixo

i) Como Max Weber conceituou a ideia de “ação social”?
a) Uma ação social é toda ação tomada de forma coordenada e com outros sujeitos.
b) Uma ação social é toda ação voltada para a remediação de problemas sociais.
c) Uma ação social é toda ação que se configura em meio coletivo e sempre com um sentido político.
d) Uma ação social é qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que possua um sentido determinado por seu autor.


ii) Ao fazer uso da sociologia de Max Weber, podemos afirmar que fenômenos sociais como, por exemplo, a moda, a formação do Estado ou o desenvolvimento da economia capitalista, podem ser compreendidos por meio do conceito de ação social. Esta afirmação implica considerar que:
a) estes fenômenos sociais são determinados pela estrutura econômica vigente em uma dada sociedade e condicionam as condutas e os interesses dos indivíduos.
b) as estruturas sociais são constituídas a partir das ações dos indivíduos, os quais são livres para realizar escolhas e orientam suas condutas com referência à ação de outros indivíduos.
c) os fenômenos sociais são constituídos como sistemas orgânicos, de modo que os indivíduos agem em cooperação com o todo, tendo em vista o bom funcionamento da sociedade.
d) a conduta individual tem base exclusivamente racional e é orientada para o interesse de transformação social, com vistas ao progresso da sociedade e à autonomia do indivíduo.

iii) Max Weber, em sua obra Economia e Sociedade, propõe uma classificação típico-ideal da ação social, de acordo com o sentido ou orientação dos atores. Considere os exemplos de ação social citados abaixo:
I – o consumidor adquire um relógio motivado pela emoção que este lhe causa.
II – o empresário estabelece uma gratificação para os empregados mais produtivos.
III – o católico caminha noventa quilômetros para demonstrar sua fé.
IV – o(a) estudante escolhe o colégio X só porque ali estudaram seus pais e avós.
Marque a alternativa correta.
a) Os exemplos III e IV ilustram, respectivamente, a ação afetiva e a ação racional com relação a fins.
b) Os exemplos  I e III ilustram, respectivamente, a ação racional com relação a fins e a ação tradicional.
c) Os exemplos II e IV ilustram, respectivamente, a ação afetiva e a ação racional com relação a valores.
d) Os exemplos II e III ilustram, respectivamente, a ação racional com relação a fins e a ação racional com relação a valores.



2- Assista ao vídeo abaixo e faça anotações do que considerou importante.





TRABALHO INDIVIDUAL DE GEOGRAFIA/SOCIOLOGIA

Atividade: realização de simulado online na plataforma Geekie Games

Pode ser feito no computador ou no celular (baixar app no playstore)

Só que não tem para IOS eu acho, dai tem q fazer no pc ou notebook

PROCEDIENTO
- Baixar aplicativo no celular ou acessar página
- Fazer cadastro na plataforma (caso não tenha o cadastro do geekie versão grátis)
- Ter tempo disponível pelo menos 2 horas para realizar simulado
- Acessar o simulado de 80 questões aberto
- Realizar com calma e no final printar a tela de forma que apareça seu nome e nota em humanas
- Imprimir entregar ao professor ou enviar via Messenger para professor
- Prazo: 28/05

Valor: 20 pontos individuais de nota em cada disciplina










Nenhum comentário:

Postar um comentário