4 ELETRO CEEP

Tarefa de Casa para Quinta 13/06
 (copiar e responder no caderno)

(Quem não assistiu filme, pode assistir e fazer relatório valendo 50% da nota)
1- Assistir ao filme "Carlota Joaquina, a princesa do Brasil e fazer um texto que aponte uma síntese (resumo) dos acontecimentos abordados no filme
(Fazer numa folha separada para entregar ao professor na aula, vale 10 pontos)

https://ok.ru/video/941498894967





(tarefa da semana passada, só quem não fez faça)
2- A partir da leitura das páginas 148 a 152 do livro, responda:

a) Como a vinda da Família Real a colonia contribuiu para o processo de independência do Brasil? 

b) Qual era a divergência entre o Partido Português e o Partido Brasileiro no início da década de 1820

c) observe o quadro da independência e aponte que elementos da conjuntura da independência eles retratam e quais não aparecem mas são relevantes para a "proclamação" 



A proclamação da Independência, de François-René Moreaux, 1844. Museu Imperial de Petrópolis, Rio de Janeiro.



(inédita)
3- Leia o livro de história das paginas 153 a 156 e responda


a) Como foi a constituído o Brasil livre e a que preço Portugal aceitou a independência do BR? (p.153)



b) Por que alguns estados do país não aceitaram a independência? Quais os principais conflitos desse período?  (p. 154)


c) Por que D. Pedro dissolveu a assembléia constituinte em 1823? 


d) Quais os pontos principais da assembleia autoritária de 1824?


e)Explique com suas palavras o que foi, motivos e desfecho da Confederação do Equador e Guerra Cisplatina.


(Tarefa passada, só vai fazer quem não fez)
2- Baixe e leia as folhas abaixo, leia e responda






i) Quando e por que a família real veio ao Brasil? Que mudanças gerou na colonia?


ii) Por que D. João VI volta a Portugal em 1820, quem governa o Brasil a partir de então?


iii) Qual o contexto e significado do DIA DO FICO?


iv) Cite os movimentos pre-independência que movimentaram a colônia no sec. XVIII



v) Faça um mapa conceitual apontando como se deu e as consequências/significado da independência do Brasil em 1822












(Quem responder essas questões do exercício 1  terá 5 pontos extras no teste passado de 26/04)
1- Baixe as imagens no computador e/ou celular pois as mesmas representam uma síntese do Brasil Colônia que estudamos no Trimestre












Após baixar, fazer uma leitura cuidadosa e responder:

(pag.88)
a) Por que podemos afirmar que o Brasil não foi descoberto?

b) Como o Brasil organizou sua colonia americana (estrutura administrativa colonial)?

c) O fracasso das capitanias e sesmarias levou a que forma de organização da colônia? Cite e explique

d) Como era estruturada a exploração do pau Brasil no período colonial?


(pag.89-90)

e) Faça um esquema de setas ou mapa conceitual que contemple os principais pontoso do ciclo do açúcar no Brasil colonial.

f) Comente como foi a exploração do ouro no século XVII na colonia e os principais tributos pagos a coroa sobre o metal.

g) Por que os Holandeses invadiram o Brasil e quando foram expulsos?

h) Quem foi o Marquês de Pombal, por que foi nomeado ministro, quais suas principais medidas na administração do Brasil e as consequências de suas medidas para a colônia?


(pag. 91)

i) No que se refere a interiorização do Brasil, diferencie ENTRADAS  e BANDEIRAS.

j)Por que os índios voltaram a ser escravizados após a União Ibérica? como eram capturados?


k) Qual o papel dos jesuítas no Brasil colônia?


(pag. 92-93)

l) Por que a mão de obra indígena foi substituída pela africana no Brasil colonia? Que condições os africanos eram submetidos da África até o Brasil?

m) Houve resistência à escravidão? Como ocorreu?

n) Disserte sobre o processo de abolição da escravatura (todas as leis)
















Tarefa de Casa para quinta 11/04

 (copiar e anotar no caderno)

Livro volume 2  a partir da pagina 62


1- O que foi a Guerra dos emboabas? Quem era os emboabas?


2- Como foi organizado o abastecimento e dotação de infraestrutura das áreas de mineração?



3- Diferencie vilas e arraiais no Brasil colonial


4- Explique as formas de cobranças e fiscalização de tributação do ouro criados pela coroa portuguesa (pag. 65)


5- Quais as diferenças entre a exploração do ouro e diamantes?


6- Assista ao video abaixo e anote os pontos principais do mesmo








///////////////////////////////////////////////





















1- Leia os textos das páginas 52 a 56 do livro e responda as seguintes questões:

a) O que mudou na relação do Brasil com a Holanda a partir de 1640 e por que?


b) Explique o que foi a INSURREIÇÃO PERNAMBUCANA  e como contribuiu para expulsão dos holandeses do Brasil. 



c) Por que Portugal teve que substituir a mão de obra escrava dos índios por africanos?



d) Quem era o "escravo" na África? Quem os vendia e qual era o preço ou produto de troca?



e) Como eram as condições dos negros na travessia África-América nos navios "tumbeiros"?



f)Como era a situação do negro enquanto escravo no Brasil (pag. 54 - Trabalho escravo e resistência)



g) Explique o que eram quilombos, como eram formados e discorra sobre o Quilombo do Palmares.



h) Por que o dia da consciência negra é celebrado no dia 20 de novembro?



i) O que era a brecha camponesa?


j) Faça um mapa conceitual simples ou esquema de setas (resumo) sobre a família colonial (pag. 55 e 56)









Trabalho de História

Valor 2,5

Data: 21/03/2010

Organizar pesquisa em pelo menos 3 fontes diferentes sendo obrigatório usar pelo menos uma fonte impressa (livro)

Estrutura do trabalho que deve ser digitado e nas normas ABNT: capa, texto, referências

Não precisa folha de rosto, não usar termos "introdução, desenvolvimento e conclusão" e o texto deve ser palavras do aluno, não pode haver cópia integral sem a devida citação

Após elaboração do trabalho escrito, elaborar slides para apresentação oral. Todos falam tempo entre 10 e 15 minutos.


Grupo 1 (Jeferson, Wandel, João C., Lincoln) História da África Antiga (livro 1 p. 193)

- Como eram organizados os povos da África no período pré-colonial (política e socialmente)
- Reino Sudanês
- Reino de Gana
- Reino do Mali
- Império Songhai
- Povos Bantos

- Deverá haver mapa com a localização de cada reino, um mapa mental/conceitual no final resumindo tudo

- Pesquisar e apresentar 2 questões de vestibular sobre o tema


Grupo 2 (Raul, Guilherme e Lucas) - Povos da Antiguidade (Egípcios e mesopotâmicos) (livro 1 p.42)

- Características gerais dos povos
- Periodização da história da civilização
- Organização política, economia, sociedade e religião da civilização
- Legado para a humanidade

- Deverá haver mapa com a localização de cada reino, um mapa mental/conceitual no final resumindo tudo


- Pesquisar e apresentar 2 questões de vestibular sobre o tema



Grupo 3 (Lucas A. Gabriel, Guilherme e Igor)- Antiguidade Clássica (Gregos e romanos) livro 1 p.87

- Características gerais dos povos
- Periodização da história da civilização
- Organização política, economia, sociedade e religião da civilização
- Legado para a humanidade

- Deverá haver mapa com a localização de cada reino, um mapa mental/conceitual no final resumindo tudo



- Pesquisar e apresentar 2 questões de vestibular sobre o tema


Grupo 4 (Willian, Samuel, Carlos) - Idade Média (livro 1 p.124)

Contexto da Europa para surgimento do feudalismo

O que foi feudalismo e características

Imagem do feudo

Economia, política e sociedade no período

Papel da igreja 

Por que acabou?

- Deverá haver mapa com a localização de cada reino, um mapa mental/conceitual no final resumindo tudo




- Pesquisar e apresentar 2 questões de vestibular sobre o tema


Grupo 5 (João, Luan, Fabrício) - Renascimento Europeu (livro 1 p.162)

O que foi o Renascimento, contexto de surgimento

Características gerais, principais nomes, obras e conhecimento produzido

A reforma da Igreja e a Contra-reforma

Como ficou o poder no período (consolidação da monarquia livro 1 p. 148-155)

- Deverá haver mapa com a localização de cada reino, um mapa mental/conceitual no final resumindo tudo





- Pesquisar e apresentar 2 questões de vestibular sobre o tema






Um comentário: