Tarefa de Casa para Quinta 13/06
(Quem não assistiu filme, pode assistir e fazer relatório valendo 50% da nota)
1- Assistir ao filme "Carlota Joaquina, a princesa do Brasil e fazer um texto que aponte uma síntese (resumo) dos acontecimentos abordados no filme
(Fazer numa folha separada para entregar ao professor na aula, vale 10 pontos)
https://ok.ru/video/941498894967
(tarefa da semana passada, só quem não fez faça)
2- A partir da leitura das páginas 148 a 152 do livro, responda:
a) Como a vinda da Família Real a colonia contribuiu para o processo de independência do Brasil?
b) Qual era a divergência entre o Partido Português e o Partido Brasileiro no início da década de 1820
c) observe o quadro da independência e aponte que elementos da conjuntura da independência eles retratam e quais não aparecem mas são relevantes para a "proclamação"
A proclamação da Independência, de François-René Moreaux, 1844. Museu Imperial de Petrópolis, Rio de Janeiro.
(inédita)
3- Leia o livro de história das paginas 153 a 156 e responda
a) Como foi a constituído o Brasil livre e a que preço Portugal aceitou a independência do BR? (p.153)
b) Por que alguns estados do país não aceitaram a independência? Quais os principais conflitos desse período? (p. 154)
c) Por que D. Pedro dissolveu a assembléia constituinte em 1823?
d) Quais os pontos principais da assembleia autoritária de 1824?
e)Explique com suas palavras o que foi, motivos e desfecho da Confederação do Equador e Guerra Cisplatina.
(Tarefa passada, só vai fazer quem não fez)
2- Baixe e leia as folhas abaixo, leia e responda
i) Quando e por que a família real veio ao Brasil? Que mudanças gerou na colonia?
ii) Por que D. João VI volta a Portugal em 1820, quem governa o Brasil a partir de então?
iii) Qual o contexto e significado do DIA DO FICO?
iv) Cite os movimentos pre-independência que movimentaram a colônia no sec. XVIII
v) Faça um mapa conceitual apontando como se deu e as consequências/significado da independência do Brasil em 1822
(Quem responder essas questões do exercício 1 terá 5 pontos extras no teste passado de 26/04)
1- Baixe as imagens no computador e/ou celular pois as mesmas representam uma síntese do Brasil Colônia que estudamos no Trimestre
Após baixar, fazer uma leitura cuidadosa e responder:
(pag.88)
a) Por que podemos afirmar que o Brasil não foi descoberto?
b) Como o Brasil organizou sua colonia americana (estrutura administrativa colonial)?
c) O fracasso das capitanias e sesmarias levou a que forma de organização da colônia? Cite e explique
d) Como era estruturada a exploração do pau Brasil no período colonial?
(pag.89-90)
e) Faça um esquema de setas ou mapa conceitual que contemple os principais pontoso do ciclo do açúcar no Brasil colonial.
f) Comente como foi a exploração do ouro no século XVII na colonia e os principais tributos pagos a coroa sobre o metal.
g) Por que os Holandeses invadiram o Brasil e quando foram expulsos?
h) Quem foi o Marquês de Pombal, por que foi nomeado ministro, quais suas principais medidas na administração do Brasil e as consequências de suas medidas para a colônia?
(pag. 91)
i) No que se refere a interiorização do Brasil, diferencie ENTRADAS e BANDEIRAS.
j)Por que os índios voltaram a ser escravizados após a União Ibérica? como eram capturados?
k) Qual o papel dos jesuítas no Brasil colônia?
(pag. 92-93)
l) Por que a mão de obra indígena foi substituída pela africana no Brasil colonia? Que condições os africanos eram submetidos da África até o Brasil?
m) Houve resistência à escravidão? Como ocorreu?
n) Disserte sobre o processo de abolição da escravatura (todas as leis)
Tarefa de Casa para quinta 11/04
(copiar e anotar no caderno)
Livro volume 2 a partir da pagina 62
1- O que foi a Guerra dos emboabas? Quem era os emboabas?
2- Como foi organizado o abastecimento e dotação de infraestrutura das áreas de mineração?
3- Diferencie vilas e arraiais no Brasil colonial
4- Explique as formas de cobranças e fiscalização de tributação do ouro criados pela coroa portuguesa (pag. 65)
5- Quais as diferenças entre a exploração do ouro e diamantes?
6- Assista ao video abaixo e anote os pontos principais do mesmo
///////////////////////////////////////////////
1- Leia os textos das páginas 52 a 56 do livro e responda as seguintes questões:
a) O que mudou na relação do Brasil com a Holanda a partir de 1640 e por que?
b) Explique o que foi a INSURREIÇÃO PERNAMBUCANA e como contribuiu para expulsão dos holandeses do Brasil.
c) Por que Portugal teve que substituir a mão de obra escrava dos índios por africanos?
d) Quem era o "escravo" na África? Quem os vendia e qual era o preço ou produto de troca?
e) Como eram as condições dos negros na travessia África-América nos navios "tumbeiros"?
f)Como era a situação do negro enquanto escravo no Brasil (pag. 54 - Trabalho escravo e resistência)
g) Explique o que eram quilombos, como eram formados e discorra sobre o Quilombo do Palmares.
h) Por que o dia da consciência negra é celebrado no dia 20 de novembro?
i) O que era a brecha camponesa?
j) Faça um mapa conceitual simples ou esquema de setas (resumo) sobre a família colonial (pag. 55 e 56)
Livro volume 2 a partir da pagina 62
1- O que foi a Guerra dos emboabas? Quem era os emboabas?
2- Como foi organizado o abastecimento e dotação de infraestrutura das áreas de mineração?
3- Diferencie vilas e arraiais no Brasil colonial
4- Explique as formas de cobranças e fiscalização de tributação do ouro criados pela coroa portuguesa (pag. 65)
5- Quais as diferenças entre a exploração do ouro e diamantes?
6- Assista ao video abaixo e anote os pontos principais do mesmo
///////////////////////////////////////////////
1- Leia os textos das páginas 52 a 56 do livro e responda as seguintes questões:
a) O que mudou na relação do Brasil com a Holanda a partir de 1640 e por que?
b) Explique o que foi a INSURREIÇÃO PERNAMBUCANA e como contribuiu para expulsão dos holandeses do Brasil.
c) Por que Portugal teve que substituir a mão de obra escrava dos índios por africanos?
d) Quem era o "escravo" na África? Quem os vendia e qual era o preço ou produto de troca?
e) Como eram as condições dos negros na travessia África-América nos navios "tumbeiros"?
f)Como era a situação do negro enquanto escravo no Brasil (pag. 54 - Trabalho escravo e resistência)
g) Explique o que eram quilombos, como eram formados e discorra sobre o Quilombo do Palmares.
h) Por que o dia da consciência negra é celebrado no dia 20 de novembro?
i) O que era a brecha camponesa?
j) Faça um mapa conceitual simples ou esquema de setas (resumo) sobre a família colonial (pag. 55 e 56)
Trabalho de História
Valor 2,5
Data: 21/03/2010
Organizar pesquisa em pelo menos 3 fontes diferentes sendo obrigatório usar pelo menos uma fonte impressa (livro)
Estrutura do trabalho que deve ser digitado e nas normas ABNT: capa, texto, referências
Não precisa folha de rosto, não usar termos "introdução, desenvolvimento e conclusão" e o texto deve ser palavras do aluno, não pode haver cópia integral sem a devida citação
Após elaboração do trabalho escrito, elaborar slides para apresentação oral. Todos falam tempo entre 10 e 15 minutos.
Grupo 1 (Jeferson, Wandel, João C., Lincoln) História da África Antiga (livro 1 p. 193)
- Como eram organizados os povos da África no período pré-colonial (política e socialmente)
- Reino Sudanês
- Reino de Gana
- Reino do Mali
- Império Songhai
- Povos Bantos
- Deverá haver mapa com a localização de cada reino, um mapa mental/conceitual no final resumindo tudo
- Pesquisar e apresentar 2 questões de vestibular sobre o tema
Grupo 2 (Raul, Guilherme e Lucas) - Povos da Antiguidade (Egípcios e mesopotâmicos) (livro 1 p.42)
- Características gerais dos povos
- Periodização da história da civilização
- Organização política, economia, sociedade e religião da civilização
- Legado para a humanidade
- Deverá haver mapa com a localização de cada reino, um mapa mental/conceitual no final resumindo tudo
- Pesquisar e apresentar 2 questões de vestibular sobre o tema
Grupo 3 (Lucas A. Gabriel, Guilherme e Igor)- Antiguidade Clássica (Gregos e romanos) livro 1 p.87
- Características gerais dos povos
- Periodização da história da civilização
- Organização política, economia, sociedade e religião da civilização
- Legado para a humanidade
- Deverá haver mapa com a localização de cada reino, um mapa mental/conceitual no final resumindo tudo
- Pesquisar e apresentar 2 questões de vestibular sobre o tema
Grupo 4 (Willian, Samuel, Carlos) - Idade Média (livro 1 p.124)
Contexto da Europa para surgimento do feudalismo
O que foi feudalismo e características
Imagem do feudo
Economia, política e sociedade no período
Papel da igreja
Por que acabou?
- Deverá haver mapa com a localização de cada reino, um mapa mental/conceitual no final resumindo tudo
- Pesquisar e apresentar 2 questões de vestibular sobre o tema
Grupo 5 (João, Luan, Fabrício) - Renascimento Europeu (livro 1 p.162)
O que foi o Renascimento, contexto de surgimento
Características gerais, principais nomes, obras e conhecimento produzido
A reforma da Igreja e a Contra-reforma
Como ficou o poder no período (consolidação da monarquia livro 1 p. 148-155)
- Deverá haver mapa com a localização de cada reino, um mapa mental/conceitual no final resumindo tudo
- Pesquisar e apresentar 2 questões de vestibular sobre o tema
Pegou leve dessa vez
ResponderExcluir